instituto souza cruz - Arte que vem do campo

Home

Empreendedorismo que transforma

10/06/2014 - Andrea Guedes

                                     juciele
A artesã paranaense Juciéle Gatto será uma das participantes do debate

Com o objetivo de discutir o artesanato como atividade complementar ao trabalho agrícola, o Instituto Souza Cruz promove, no dia 13 de junho, às 15h,  o debate “Cultura e geração de renda no campo”, que integra a programação da IV Feira de Artesanato “Renda-se”, em Brasília (DF).

A discussão abordará o tema sob a perspectiva das novas profissões no campo para além da agricultura, que ampliam as possibilidades de empreendedorismo e favorecem a permanência, sobretudo da juventude, nos interiores do Brasil. Para ilustrar esta realidade, estarão presentes no debate duas artesãs:  Núbia Cristina da Costa Alírio, que confecciona bonecas de pano no sertão paraibano, e Juciéle Aparecida Gatto, 23 anos, que produz diversas peças com crochê em Imbituva, no interior do Paraná. A jovem alavancou seu empreendimento de artesanato com a participação no programa Novos Rurais , do Instituto Souza Cruz.

O debate será mediado pelo filósofo, teólogo e educador popular Abdalaziz de Moura, fundador da ONG Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) , e pela pesquisadora Macao Goes, coautora do livro “Que boneca é essa? Corte e recorte de mestras brasileiras” .

Renda-se será realizada entre os dias 11 e 15 de junho no Pontão do Lago Sul. A feira busca difundir a cultura e promover a comercialização de produtos artesanais, possibilitando o encontro de artesãos de vários estados brasileiros.

Serviço
Debate
“Cultura e geração de renda no campo”
Data: 13 de junho
Horário: 15h
Local:  IV Feira de Artesanato, Bordados e Rendas “Renda-se”
Endereço: Pontão do Lago Sul – Brasília (DF)
Mais informações: http://www.rendaseartesanato.com.br

+ Foto: Jovani Puntel/Acervo do Instituto Souza Cruz

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados