instituto souza cruz - Novos Rurais conclui primeira fase

Home

Empreendedorismo que transforma

01/07/2014 - Andrea Guedes

                                   1fase
 Jovens participam da primeira fase do programa Novos Rurais na Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen (RS)


O programa Novos Rurais , do Instituto Souza Cruz, encerrou este mês a primeira fase da sua metodologia. Nesta etapa, 398 jovens rurais  participaram de módulos de formação teórica, que compreende  conteúdos voltados para a gestão de empreendimentos com foco na diversificação.

Estudantes do Ensino Médio e egressos de 19 organizações de Educação do Campo, estes rapazes e moças também elaboraram, nesta fase, os projetos de empreendedorismo. Estes serão  avaliados e aqueles que atenderem os requisitos seguirão para a próxima fase, com início em agosto.

Os selecionados receberão recursos financeiros de até R$ 3 mil para  transformar seus projetos em Unidades de Referência. O objetivo é que estes novos empreendimentos tornem-se  modelo para as comunidades onde os jovens estão inseridos. A previsão é que sejam implantadas 122 Unidades distribuídas pelos seis estados onde o programa está sendo aplicado.

O programa Novos Rurais é aplicado em quatro estados (PR, SC, RS e PE) e abrange 20 municípios rurais. Em Pernambuco,  a metodologia é implantada em parceria com o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) . Nos três estados do Sul, o programa é implementado em aliança com as seguintes entidades: Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar-Sul) , União das Associações dos Agricultores de Ituporanga (Uniagri)  e Escola Técnica Estadual de Canguçu (Etec).

Em agosto, uma nova turma do Novos Rurais terá início no Rio de Janeiro, no Centro Familiar de Formação por Alternância (Ceffa) Rei Alberto I, em Nova Friburgo. A parceria envolve o Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) e a programa Rio Rural, da secretaria de estado de Agricultura e Pecuária.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados