instituto souza cruz - Jovens empreendedores no Sul

Home

Empreendedorismo que transforma

28/11/2014 - Guilherme Mattoso

No Rio Grande do Sul, os jovens que participam do programa Novos Rurais, do Instituto Souza Cruz, já estão colocando em prática os conteúdos apresentados em sala de aula durante os módulos formação. Aplicado em parceria com a Escola Técnica Estadual de Canguçu (Etec) , a metodologia do Instituto Souza Cruz irá formar 10 jovens empreendedores no mês de dezembro.

+ Saiba mais sobre o programa Novos Rurais.

O objetivo é que os projetos, agora transformados em Unidades de Referência (UR), tornem-se modelos para as comunidades onde os jovens estão inseridos e sejam replicáveis em escala maior. Conheça  alguns dos empreendimentos que estão contribuindo para a diversificação da agricultura familiar em Canguçu e municípios vizinhos:


Agroindústria (balas e licores)
etec
Thais Teixeira já fazia balas de mel informalmente, para presentear amigos e familiares, mas com a participação no Novos Rurais, vislumbrou a possibilidade de transformar o hobby em fonte de renda. A jovem comprou fogão, seladora de embalagens, imprimiu rótulos e diversificou, inclusive, a atividade ao incluir também no projeto a produção de licores de laranja e amora.


Estufa (mudas de hortaliças)
etec

Contando com a participação de seu pai na construção, Roselane de Christo montou em sua propriedade uma estufa para a produção de mudas de brócolis, repolho, tomate e alface, entre outras hortaliças. A propriedade de Roselane já é bastante diversificada e o projeto da estufa ampliou as possibilidades de cultivo, além de envolver toda a família na atividade.


Agroindústria (queijo colonial)
etec
Rosecléia da Costa aprendeu a fazer queijo colonial com sua mãe, mas nunca tinha pensado em transformar a tradição familiar em negócio. Ao participar do Novos Rurais, a jovem enxergou potencial na atividade e elaborou um projeto de agroindústria de queijos. Com o financiamento do programa, Rosecléia comprou uma vaca de leite, formas e demais materiais necessários para produzir queijo colonial em escala.


Ovinocultura
etec

Jardel Müller e sua família, além da horticultura, milho, feijão e gado de leite, também criam ovinos para consumo próprio. Com a participação no programa, porém, o jovem percebeu que poderia aumentar o plantel de ovelhas, construir um abrigo e adquirir equipamentos para o trato com os animais. “O programa trouxe benefícios não só para mim, mas para toda a família. Conseguiremos ampliar a produção de lã e ter mais rentabilidade”, comemora o jovem.


Suínos criados ao ar livre
etec

Josiel Borba e seus pais sempre criaram suínos com um carinho especial pelos animais. A atividade nunca foi a principal fonte de renda da família, mas ao conhecer o Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre (SISCAL), o jovem não teve dúvida na hora de escolher o tema do projeto do Novos Rurais. Com o SISCAL implementado na propriedade, Josiel irá ampliar a criação e obter resultados semelhantes ou superiores aos suínos mantidos confinados.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados