instituto souza cruz - Quilômetros de histórias

Home

Empreendedorismo que transforma

17/12/2014 - Guilherme Mattoso

inter

Entre os meses de agosto e dezembro, a Rede Jovem Rural, coordenada pelo Instituto Souza Cruz, teve a estimulante missão de apresentar a diversidade da agricultura familiar brasileira para 50 jovens de diferentes regiões do país. Este foi o V Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, que teve como objetivo favorecer a integração de jovens participantes de ações ou programas contextualizados ao campo.

+ Visite o blog da Rede Jovem Rural e saiba como foi o V Intercâmbio.

O V Intercâmbio foi dividido em cinco etapas. Em cada uma delas, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma semana em outro meio rural, trocando experiências, aprendendo diferentes técnicas agrícolas e visitando as propriedades de agricultores familiares. Sete estados e  seis organizações receptoras estiveram envolvidos na iniciativa.

“Esta ação, além de ser uma oportunidade única para os participantes, fortalece também as instituições que dela participam, chama a atenção sobre a sustentabilidade no meio rural e valoriza o trabalho de organizações comprometidas com a causa da Educação do Campo”, explica Helen Janata, assessora de projetos do Instituto Souza Cruz.

O V Intercâmbio passou por sete territórios e 31 municípios. Foram visitadas 50 experiências como agroindústrias, projetos empreendedores e  ações de conservação do meio ambiente, entre outras. Ao final da programação, os intercambistas fizeram um passeio turístico nas capitais e grandes cidades por onde cada etapa se iniciou, como Rio de Janeiro, Salvador e Vitória.

“Foi uma experiência excelente, pois pude conhecer novos lugares, pessoas, culturas e diversas atividades econômicas na área agrícola, como o agroturismo e as agroindústrias.  Isso me motivou e pude visualizar novas oportunidades para a minha região”, comemora Sandra Faria, aluna do Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) que participou da primeira etapa, realizada no Espírito Santo.

Sobre a Rede Jovem Rural
O  intercâmbio é promovido pela Rede Jovem Rural, um projeto coletivo formado por seis instituições que promovem ações de cooperação e defesa conjunta da causa do jovem rural. São elas: Associação das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (ARCAFAR-SUL); Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (CEDEJOR); Instituto Souza Cruz; Movimento de Educação Promocional do Estado do Espírito Santo (MEPES); Movimento de Organização Comunitária (MOC); e Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA). Além destas, o Instituto Bélgica Nova Friburgo (Ibelga/RJ), que oferece ensino formal a jovens rurais da serra fluminense, foi convidada para integrar a iniciativa.

As quatro primeiras edições do Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira envolveram diretamente cerca de 400 participantes e abrangeram todas as regiões do país.

---

+ Visite o blog da Rede Jovem Rural .

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados