instituto souza cruz - Novos Rurais: impacto em 2014

Home

Empreendedorismo que transforma

22/12/2014 - Andrea Guedes

                                                 montagemnrs

A família de Daniela de Faveri sempre sonhou com uma estufa para produzir morangos semi-hidropônicos em Descanso (SC). Ao participar do programa Novos Rurais , do Instituto Souza Cruz,  a jovem vislumbrou a possibilidade de realizar esse desejo e ainda introduzir uma atividade inovadora no município, já que há poucos produtores e alta demanda na região.

Beneficiada com o recurso disponibilizado pelo Novos Rurais, Daniela está à frente da nova cultura e a família já pensa em ampliar a produção. A Unidade de Referência de Daniela é uma das 130 implantadas pelo programa em 2014, que estão contribuindo para diversificar a agricultura familiar em seis estados (PR, SC, RS, RJ, PE e CE).

+ Veja outras histórias de jovens empreendedores.  

A fase teórica do Novos Rurais envolve três módulos de formação, com conteúdos práticos voltados para produção, comercialização, empreendedorismo e elaboração de projetos.  Nesta etapa, 416 jovens rurais receberam a capacitação este ano. Já na fase 2, são selecionados os educandos que recebem recursos financeiros para colocar em prática seus projetos de empreendedorismo. As 130 Unidades de Referência implantadas incrementam a renda familiar e ainda têm caráter pedagógico para as comunidades onde estão inseridas.

O programa Novos Rurais é aplicado em seis estados (PR, SC, RS, RJ, PE e CE) e abrange 45 municípios rurais. Em Pernambuco,  a metodologia é implantada em parceria com o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta)  . Nos três estados do Sul, o programa é implementado em aliança com as seguintes entidades: Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar-Sul)  , União das Associações dos Agricultores de Ituporanga (Uniagri)  e Escola Técnica Estadual de Canguçu (Etec) .

No Rio de Janeiro, a parceria é com o Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) e o programa Rio Rural, da secretaria de estado de Agricultura e Pecuária. Por fim, no Ceará, com a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) .

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados