instituto souza cruz - Os “donos” do negócio

Home

Empreendedorismo que transforma

03/02/2015 - Andrea Guedes

A parceria entre o Instituto Bélgica Nova Friburgo (Ibelga) e o Instituto Souza Cruz viabilizou a terceira turma do programa Novos Rurais  na região serrana do Rio de Janeiro, uma das principais responsáveis pelo abastecimento de alimentos do Estado. A iniciativa também conta com a parceria da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro (SEAPEC) , por meio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (Rio Rural) .

Dez jovens egressos do Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I e do Centro de Formação por Alternância Flores, de Nova Friburgo, iniciaram a formação nos módulos em maio de 2014, quando receberam capacitação nas áreas de empreendedorismo, novas profissões rurais, elaboração de projetos, entre outros. Na segunda fase, com o apoio financeiro disponibilizado pelo programa, os planos de negócio já saem do papel para transformarem-se em Unidades de Referência (URs), oferecendo inovação para as comunidades, uma alternativa de permanência no campo aos jovens, além de uma nova fonte de renda para as famílias rurais.

Conheça alguns dos empreendimentos juvenis que estão diversificando a agricultura familiar na serra fluminense:

Doces artesanais
ale

A horticultura é a principal atividade da família de Alessandra Faria, que vive em Salinas, distrito de Nova Friburgo. A jovem ajuda os pais na roça, mas sempre encontrava tempo para produzir trufas e doces caseiros, que costumava vender no colégio onde estudou. Ao participar do Novos Rurais, Sandrinha, como é conhecida, profissionalizou a atividade.  Com o apoio financeiro disponibilizado pelo programa, ela investiu em uma cozinha industrial e comprou matéria-prima para inovar a produção. Além dos doces tradicionais, entraram no cardápio da jovem cupcakes, bolos e fondue de frutas. O Trufados da San é um sucesso na região e Sandrinha já conta com a ajuda da família para atender as diversas encomendas.

>> Clique aqui e visite a página do empreendimento no Facebook .

Gráfica e serviços digitais
alfa

O apreço pela informática levou Alfabil Gama a tornar-se uma referência para a região em serviços digitais e gráficos. O jovem confecciona e imprime convites e cartões, realiza pagamentos de contas online, realiza compras na Internet, entre outras funções. O problema era receber os clientes dentro de casa, já que não havia um espaço exclusivo para o atendimento e o desenvolvimento do trabalho. Com o recurso do Novos Rurais, o designer reformou um cômodo da casa e montou um escritório para melhor atender o público, garantindo a privacidade tanto dos visitantes, quanto dos membros da família que ali residem.

Animação de festas infantis
dar

Darlene de Almeida conciliava o comércio com o trabalho de animação de festas, atividade com a qual tem forte identificação. Ao participar do Novos Rurais, a jovem percebeu que poderia transformar o que antes era hobbie em uma profissão, além de introduzir uma inovação na região onde vive, já que a oferta deste serviço, embora comum nos grandes centros, ainda é escassa em zonas rurais. Com o recurso financeiro do programa, Darlene criou a Puly Brinque Animações e investiu na compra de fantasias e de acessórios para divertir a garotada. A procura está sendo tão grande, que a animadora deixou o comércio para se dedicar somente à profissão que escolheu exercer. O negócio está em tal expansão que o marido e as irmãs de Darlene também já estão trabalhando nas festas.

>> Clique aqui e visite o perfil do empreendimento no Facebook .

Viveiro para produção de mudas
miguel

Miguel Schuenck vislumbrou, há muito tempo, a necessidade de produzir mudas para os mais variados fins, desde horta caseira ou comercial a reflorestamento, jardinagem, pomares frutíferos, ervas medicinais, entre outras outras finalidades. Atualmente, muitas dessas mudas vêm de outras regiões e não são bem adaptadas ao clima local. Com o programa Novos Rurais, Miguel decidiu investir em um viveiro para disponibilizar mudas e sementes de qualidade. O projeto, além de suprir a demanda existente na região, vai ao encontro de uma agricultura mais sustentável pela priorização dos pilares sociais, econômicos e ambientais.

Salão de Beleza
wagner

O salão de Wagner Freiman foi implantado na propriedade rural do jovem, que está se especializando nesta área. Na comunidade, há poucos espaços similares, e os que existem não conseguem atender à demanda local. Wagner viu nesta lacuna uma oportunidade de negócio para gerar renda e permanecer na área rural. O salão oferece cortes masculinos e femininos, coloração, transformações químicas e tratamentos capilares, além da parte de embelezamento para festas de casamento, bailes e debutantes.

>> Clique aqui e visite a página do empreendimento no Facebook

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados