instituto souza cruz - Formando os educadores

Home

Empreendedorismo que transforma

10/03/2015 - Andrea Guedes

                                       NRsmara
José Luiz Lorenzini, superintendente da Arcafar-Sul, na apresentação do seminário

A cidade catarinense Maravilha foi a sede do IV Seminário de Formação de Educadores do programa Novos Rurais , realizado entre os dias 3 e 5 de março. O encontro, que conta com a parceria da Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar-Sul), capacitou 23 profissionais de 14 Casas Familiares Rurais (CFRs) dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Além da formação no programa Novos Rurais, no qual os educadores são os multiplicadores e responsáveis pela implementação da metodologia, o evento apresentou outros temas relevantes para o trabalho destes profissionais da Educação do Campo.

                                       biasi
Carlos Biasi, Oficial Nacional de Programas da FAO Região Sul do Brasil, apresenta o tema "Sucessão familiar"

A palestra inaugural ficou a cargo do Oficial Nacional de Programas da FAO Região Sul do Brasil, Carlos Biasi, que falou sobre sucessão familiar.  Em seguida, foi realizada a cerimônia de abertura do seminário, que, além de Biasi, foi composta pelas seguintes autoridades: Sadi Bao, presidente da Arcafar-Sul; Valci Dal Maso, secretário de Desenvolvimento Regional de Maravilha; Pedro Gilberto Ioris, secretário municipal de Agricultura de Maravilha; Odair José Batistello, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Maravilha; Rafael Buriol, gerente da Sicredi Alto Uruguai (RS/SC) - Unidade de Maravilha; Allan Grabarz, gerente do Instituto Souza Cruz.

Uma palestra sobre fundo de crédito rotativo também integrou a programação do encontro, ministrada por Helano Luz Lopes, diretor técnico da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel). A organização também é parceira do Instituto Souza Cruz na implementação do Novos Rurais no Ceará.

Outro ponto alto do seminário foi a troca de experiências a partir da apresentação dos projetos juvenis (Unidades de Referência) bem-sucedidos de cada Casa Familiar Rural em 2014. O material integrará um banco de boas práticas do programa, que está em execução pelo Instituto Souza Cruz.

O primeiro módulo do Novos Rurais (formação teórica) terá início ainda este mês.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados