instituto souza cruz - Novos Rurais conclui terceira turma no RJ

Home

Empreendedorismo que transforma

31/03/2015 - Andrea Guedes

                                  mulheresibelga
                             Darlene, Alessandra e Camila: jovens empreendedoras

Para apresentar os resultados da terceira turma do programa Novos Rurais  em Nova Friburgo (RJ), fruto da parceria entre o Instituto Souza Cruz e o Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) , foi realizada a Mostra Novos Rurais de Projetos Empreendedores, no dia 26 de março. A programação contemplou visitas guiadas a três Unidades de Referência e uma cerimônia de conclusão da formação, com entrega de certificados e placas para os projetos.

+ Conheça algumas histórias de jovens fluminenses que estão dinamizando o meio rural. 

Inovação
Na parte da manhã, três moças abriram os seus empreendimentos e contaram suas histórias. A primeira visita foi na casa de Darlene de Almeida, que trocou o emprego de vendedora na maior rede varejista do Brasil por seu próprio negócio de animação de festas – e já realiza até dez eventos por mês, ganhando mais do que no antigo trabalho. “O programa Novos Rurais me resgatou, foi a melhor coisa que aconteceu para mim”, contou Darlene. “Achei uma forma de trabalhar com o que me identifico, ganhar dinheiro e me divertir”, completou. Ela tem festas agendadas até novembro, e incluiu na equipe mais sete pessoas, incluindo as duas irmãs e o marido – que continua na lavoura.

+ Visite o perfil do Facebook de Darlene e conheça melhor o seu negócio.
 

Já Camila Schuenck apresentou a estufa que implantou na propriedade da família para produzir mudas de hortaliças. Além de reduzir os custos da produção na própria lavoura, a jovem também pretende atender, em breve, a demanda da comunidade.

+ Visite a fanpage do empreendimento da Camila. 

A cozinha industrial de Alessandra Faria finalizou a rota de visitas. Sandrinha, como é conhecida, está cursando uma escola superior de gastronomia e desenvolveu um projeto de doces e bolos artesanais,  comercializados, sob encomenda, na região. “Agradeço a todos os amigos e familiares que me apoiaram e torceram por mim, que sempre me incentivaram com tanto carinho. Com este programa, percebi que, para ser uma jovem empreendedora, eu não preciso sair da zona rural. O que eu aprendi, sem dúvidas, levarei pro resto da minha vida”, comemorou.

+ Visite a fanpage dos trufados da Sandrinha.  

                                  grupo

Celebração

À noite,  os dez jovens apresentaram seus empreendimentos aos familiares e à comunidade, em cerimônia realizada no Centro Familiar de Formação por Alternância (Ceffa) Rei Alberto I, no distrito de Salinas.

Para a diretora do Ensino Médio do Ibelga, Claudilene Schelles, “aqui o objetivo é aprender a empreender”. Ela entregou os certificados e as placas de Unidade de Referência aos jovens, ao lado de César Tardin, Dirceu Tardem, Sérgio Schuenck e Nazaré Nogueira, representando o Ibelga. O assessor regional do programa Rio Rural, Gerson Yunes, a assessora de Projetos Sociais do Instituto Souza Cruz, Helen Janata e o gerente do Banco do Brasil, Wellington Jaccoud, também participaram do evento.

Na ocasião, foram abertas as inscrições para a nova turma do programa Novos Rurais.

Histórico
Para fortalecer a agricultura sustentável no Rio de Janeiro, o Instituto Souza Cruz iniciou, em 2012, o programa Novos Rurais no Estado. A iniciativa conta com a parceria do programa Rio Rural , da secretaria de estado de Agricultura e Pecuária, e do Ibelga, que oferece ensino formal a jovens da região no sistema de alternâncias, envolvendo teoria e prática, a realidade agrícola e a participação das famílias no processo educativo.

O programa tem sido implantado no Centro Familiar de Formação por Alternância (Ceffa) Rei Alberto I, no Ibelga, oferecendo novas habilidades e competências aos educandos e egressos do colégio, transformando-os em agentes capazes de agregar valor aos produtos e serviços da agricultura familiar.

Além do Rio de Janeiro, o programa Novos Rurais também é aplicado em outros cinco estados (RS, SC, PR, PE e CE), beneficiando aproximadamente 400 jovens rurais, por ano, em todo o Brasil.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados