instituto souza cruz - Relatório de Atividades 2014

Home

Empreendedorismo que transforma

07/05/2015 - Andrea Guedes

ra14

O Instituto Souza Cruz lança o Relatório de Atividades 2014 . O documento, disponível apenas online,  apresenta as ações realizadas no ano passado, bem como o balanço financeiro referente ao período. No Ano Internacional da Agricultura Familiar, determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Instituto ratificou seu compromisso com uma das principais causas da atualidade ao celebrar 14 anos de contribuição para a sustentabilidade do campo através de ações educacionais direcionadas à juventude.

Para atender à missão de formar jovens empreendedores nos territórios rurais, o Instituto criou o programa Novos Rurais, que busca viabilizar a permanência de rapazes e moças no meio rural a partir do financiamento de novos empreendimentos. Em 2014, esta metodologia foi eleita pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) como uma boa prática para o desenvolvimento sustentável, inserindo-a em uma plataforma online,  que reúne experiências brasileiras bem sucedidas em diferentes áreas temáticas, como agricultura, inovação tecnológica, conservação ambiental, entre outras.

Ao privilegiar uma atuação em rede, o Instituto estende este reconhecimento às organizações parceiras e executoras do Novos Rurais, que somaram esforços para ampliar as oportunidades de inovação, empreendedorismo e diversificação para a juventude do campo. Com importantes alianças em seis estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país, o Instituto Souza Cruz financiou a implantação de 130 Unidades de Referência, idealizadas e elaboradas pelos participantes do programa.

Em linha com o objetivo estratégico de reverberar nacionalmente a causa que abraça, o Instituto Souza Cruz, como coordenador da Rede Jovem Rural , promoveu a quinta edição do Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, que apresentou a diversidade e a riqueza da nossa agricultura familiar a 50 jovens de diferentes regiões do país. A ação envolveu cinco estados, seis organizações não-governamentais e 31 municípios, além de mobilizar formadores de opinião, governos e entidades locais acerca do tema.

Com a forte convicção de que uma nova ruralidade configura-se no país, o Instituto Souza Cruz promoveu o debate “Cultura e geração de renda no campo” na IV Feira de Artesanato Renda-se, em Brasília. Ao apresentar duas jovens mulheres, que conciliam o trabalho na roça com a atividade manual, o encontro discutiu as amplas possibilidades de empreendedorismo e as alternativas capazes de assegurar a sucessão familiar nos interiores do Brasil.

O Ano Internacional da Agricultura Familiar foi celebrado por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas em reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo. O Instituto Souza Cruz alinha-se firmemente a essa agenda e luta, desde sua fundação, para que todos os anos tenhamos motivos para exaltar este segmento fundamental para o desenvolvimento do nosso país.

---

+ Leia o Relatório de Atividades online 
+ PDF: ra14 Faça do download do Relatório de Atividades (12,027 kb)

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados