instituto souza cruz - Colhendo os frutos

Home

Empreendedorismo que transforma

21/05/2015 - Helen Janata e Andrea Guedes

Os participantes do Novos Rurais  de Ituporanga (SC) começam a colher os frutos dos projetos de empreendedorismo que elaboraram ao longo da formação no programa. A partir da parceria entre o Instituto Souza Cruz e a União das Associações dos Agricultores de Ituporanga (Uniagri), onze jovens estão empreendendo, colocando em prática o que foi ensinado em sala de aula, e os resultados já são referência para as comunidades.

+ Visite a fanpage do programa Novos Rurais no Facebook! 

Conheça  algumas Unidades  de Referência que estão contribuindo para a diversificação da agricultura familiar na região:

Avicultura de postura

deivid

Deividi Tenfen trabalha sozinho com os pais na propriedade, pois os dois irmãos ainda são crianças. Com o intuito de diversificar a produção e incrementar a renda da família, ele implantou um projeto que pudesse se adequar a sua intensa rotina de atividades. O jovem iniciou a produção de ovos caipiras com apenas 120 galinhas em uma área restrita do terreno próximo à casa. O projeto deu tão certo que, com o apoio da família, Deividi ampliou a produção para 500 aves, gerando uma média de 25 dúzias de ovos por dia. Isso garante um bom complemento de renda para a propriedade e o rapaz está muito satisfeito com a nova atividade implantada. “Esta renda extra está ajudando bastante a minha família. Compramos uma chocadeira elétrica  e já planejamos ampliar a produção para mil galinhas.”

Bordado
fe

Fernanda Schvartz participa do Clube de Mães, ligado à associação comunitária da zona rural de Ituporanga, onde vive. Trata-se de um  local de encontro das mulheres para conversar e produzir artesanato. Ao participar do programa Novos Rurais, ela pensou em associar essa atividade, que até então era um lazer, a um negócio para diversificar sua renda. Com isso, a moça  adquiriu uma máquina de bordados para confeccionar toalhas e camisas. Rapidamente, a fama de Fernanda se espalhou pela comunidade. Hoje, quando os moradores precisam presentear alguém, recorrem a ela. E a jovem não parou por aí. Com sonhos para o futuro, ela planeja instalar uma lojinha nos fundos da propriedade para receber melhor a sua clientela. "O programa foi ótimo, porque me incentivou a começar um negócio na propriedade e trouxe também aprendizado e uma renda extra para a família.”

Piscicultura
gus

A produção de tilápias cresceu no município de Ituporanga e os produtores rurais, que já possuíam pequenos açudes nas propriedades, identificaram uma oportunidade de gerar renda a partir dessa atividade.  Esse foi o estímulo para Gustavo Vandressen diversificar a produção, pois sua família também já dispunha de um açude estruturado na propriedade. O programa Novos Rurais foi o impulso que faltava para aproveitar esse potencial existente. Como a maioria dos produtores da região despescam na Semana Santa,  o jovem adotou uma nova estratégia para comercialização da tilápia, oferecendo aos seus clientes, ao longo do ano todo, bandejas com o peixe inteiro e limpo e também filés.

Avicultura de postura
fer

A produção de Fernando Serafim teve início no final de 2014 com 100 aves e hoje resulta em torno de cinco dúzias de ovos por dia, o que lhe garante uma renda líquida média  de meio salário mínimo. Isso a partir de uma atividade que,  segundo ele, é possível de conciliar com todas as outras existentes na  propriedade.  A família ajuda na produção e os ovos são comercializados para os vizinhos da comunidade e para clientes no centro da cidade. Todos já sonham em aumentar a produção no futuro.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados