instituto souza cruz - Jovens debatem a cultura no meio rural

Home

Empreendedorismo que transforma

06/10/2015 - Da Redação

6jorn

Cerca de 300 jovens de áreas rurais de todas as regiões do Brasil estarão reunidos, de 19 a 22 de outubro, na VI Jornada Nacional do Jovem Rural, no hotel Bucsky, em Nova Friburgo (RJ). Organizado pela Rede Jovem Rural, liderada pelo Instituto Souza Cruz, o encontro reúne jovens e educadores ligados a 14 organizações que investem em projetos de Educação no Campo.

O tema desta sexta edição é Cultura e Cidadania nos Territórios Rurais e o evento é composto por oficinas, apresentações culturais, feira de produtos regionais e rota de visitas às experiências rurais da região. A Jornada tem produção da Baluarte Cultura e patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei  Estadual de  Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e da Souza Cruz.

A abertura da VI Jornada será  no Cinema Odeon, na Cinelândia (RJ), no dia 19 de outubro, às 13h, e contará com a exibição de vídeo comemorativo aos 10 anos da Rede Jovem Rural. Para muitos participantes, que vivem na zona rural de pequenos municípios, esta será uma oportunidade ímpar de visitar um cinema pela primeira vez.

Para a solenidade, estão confirmadas as presenças de Alan Bojanic Helbingen, Representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no país; Christino Áureo, secretário de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro; e José Octávio Câmara Fernandes , delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro. Estarão presentes, ainda, representantes da prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura.

Em Nova Friburgo, a programação terá início no dia 20 de outubro com um painel discutindo o tema “O rural como espaço de comunicação e cultura”. A jornada segue até o dia 22 com o objetivo de gerar troca de experiências, de conhecimentos e pauta de ações futuras.

Todo o material utilizado na cenografia do evento será sustentável, como tintas orgânicas, madeiras de demolição e tecidos reaproveitados. A Baluarte Cultura e outras empresas fornecedoras da Jornada estão ligadas ao Sistema B, cuja filosofia é gerar prosperidade durável e compartilhada e, desta forma, não almejam ser as melhores empresas do mundo, mas ser as melhores para o mundo.

Rede Jovem Rural
A Jornada Nacional do Jovem Rural é organizada pela Rede Jovem Rural, um coletivo de seis organizações não governamentais, liderado pelo Instituto Souza Cruz, que atuam com educação do campo nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.  Criada em 2005, a Rede implementa iniciativas para fortalecer a causa da juventude rural em nível nacional. Integram a Rede as seguintes organizações:  Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar Sul);  Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor);  Movimento de Educação Promocional do Estado do Espírito Santo (Mepes);  Movimento de Organização Comunitária (MOC); e Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta).

Confira a programação completa no blog da Rede Jovem Rural .

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados