instituto souza cruz - Novos Rurais, novos projetos

Home

Empreendedorismo que transforma

26/11/2015 - Andrea Guedes

                                       nrs

Os participantes do Novos Rurais  já ingressaram na segunda fase do programa e iniciam a implementação de seus projetos empreendedores. Este ano, o Instituto Souza Cruz apoiou, com recursos técnicos e financeiros, a implantação de 125 Unidades de Referência. Até o final do ano, serão no total 135 empreendimentos, distribuídos por seis estados brasileiros (PR| SC| RS| RJ| PE| CE), que diversificam propriedades rurais de base familiar.

As unidades, idealizadas e concretizadas por jovens rurais, introduzem inovação e um novo negócio de diversificação , como horticultura, fruticultura, avicultura, entre outros, além de atividades não-agrícolas.

“O programa Novos Rurais é uma das principais iniciativas do terceiro setor direcionadas ao repasse de recursos financeiros para projetos de empreendedorismo da juventude rural, sendo inclusive reconhecido pela FAO  como uma boa prática no país. O programa atende a um gargalo ainda existente nas políticas públicas no acesso ao crédito desta juventude, dificultadas principalmente pela burocracia”, explica Marcos Gaspar, assessor de Projetos Sociais do Instituto Souza Cruz.

Fase 1
A primeira fase do programa é teórica e envolve três módulos de formação, com conteúdos voltados para produção, comercialização, empreendedorismo e elaboração de projetos.  Nesta etapa, 372 jovens rurais receberam a capacitação este ano. Já na fase 2, são selecionados os educandos que recebem recursos financeiros para colocar em prática seus projetos. As 135 Unidades de Referência implantadas incrementam a renda familiar e ainda têm caráter pedagógico para as comunidades onde estão inseridas.

O programa Novos Rurais é aplicado em 20 centros de formação de sete instituições, entre entidades de educação formal e organizações contextualizadas ao campo. Em Pernambuco,  a metodologia é implantada em parceria com o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) . Nos três estados do Sul, o programa é implementado em aliança com as seguintes entidades: Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar-Sul) , União das Associações dos Agricultores de Ituporanga (Uniagri), Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor)  e Escola Técnica Estadual de Canguçu (Etec) .

No Rio de Janeiro, a parceria é com o Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) e o programa Rio Rural , da secretaria de estado de Agricultura e Pecuária. Por fim, no Ceará, com a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) .

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados