instituto souza cruz - Novas tecnologias no RJ

Home

Empreendedorismo que transforma

21/03/2016 - Andrea Guedes

                                   meninos
Dois jovens agricultores estão inovando a agricultura familiar da zona rural de Nova Friburgo. Participantes do programa Novos Rurais , Evandro Oliveira e Walaf Macario introduziram novas tecnologias nas culturas do morango e do tomate, respectivamente, e estão tornando-se referência na região pela sustentabilidade dos empreendimentos e pela eficiência no cultivo.

+ Saiba mais sobre a Mostra Novos Rurais! 

Ambos tiveram seus projetos selecionados e, após passarem pela fase da formação, receberam apoio técnico e financeiro para iniciarem suas Unidades de Referência.

Para fortalecer a agricultura sustentável no Rio de Janeiro, o Instituto Souza Cruz iniciou, em 2012, o programa Novos Rurais no Estado. A iniciativa conta com a parceria do programa Rio Rural , da secretaria de estado de Agricultura e Pecuária , e do Instituto Bélgica Nova Friburgo (Ibelga), que oferece ensino formal a jovens da região no sistema de alternâncias, envolvendo teoria e prática, a realidade agrícola e a participação das famílias no processo educativo.

O programa tem sido implantado no Centro Familiar de Formação por Alternância (Ceffa) Rei Alberto I, oferecendo novas habilidades e competências aos egressos do colégio, transformando-os em agentes capazes de agregar valor aos produtos e serviços da agricultura familiar.

Conheça as tecnologias implantadas pelos jovens:

Plantação em Estufa – Morangos em Slabs

evandro

Evandro Oliveira não imaginava que aquela edição do Globo Rural mudaria sua vida. Naquele programa, ele conheceu a técnica de produção de morangos em slabs (substratos prontos, já ensacados, com misturas padronizadas e prontas para plantio) e imaginava, um dia, implantar na propriedade dos pais, que produzem legumes.  A técnica  inovadora oferece maior produtividade e reduz em 70% a utilização de agrotóxicos comparando com o plantio convencional.  Ao participar do programa Novos Rurais, Evandro colocou seu projeto em prática. Com o valor recebido, investiu na construção da estufa, na compra dos slabs – que vieram de Santa Catarina – e na aquisição das mudas do morango chileno Albio. Integrando o pequeno grupo de nove produtores que utilizam esta tecnologia, Evandro já obteve excelentes resultados. O jovem, trabalhando praticamente sozinho e utilizando a Internet para entender e esclarecer dúvidas, conseguiu produzir 600 quilos da fruta na primeira safra e comercializou tudo para amigos e vizinhos da região. Com o excedente da produção, Evandro também está investindo na produção de geleias. Conciliando o trabalho na propriedade com o emprego em uma revendedora de automóveis, Evandro já vislumbra dedicar-se somente à agricultura. Evandro também já integra a Associação dos Produtores de Morango de Nova Friburgo (Amorango).

Gotejamento na produção de tomate

Walaf

Antecipando-se à escassez de recursos hídricos, que já é uma realidade no município onde vive, Walaf Macario introduziu um sistema inovador na lavoura de tomates da família: o gotejamento. O jovem desenvolveu o projeto ao longo da formação no programa Novos Rurais e recebeu o apoio financeiro para a implantação do mesmo. A nova tecnologia substitui os aspersores e reduz significativamente a quantidade de água na irrigação, pois o sistema permite que a planta receba a quantia exata para o seu desenvolvimento. Da mesma forma, a técnica diminuiu consideravelmente, ainda, o uso de defensivos agrícolas e, consequentemente, a mão de obra familiar. O gotejamento foi aplicado em 3.500 pés de tomate da espécie Valerim, com resultado final de produção de 700 caixas do fruto, todas comercializadas no Ceasa de Nova Friburgo. Walaf, ainda mais entusiasmado com a agricultura a partir dos resultados do projeto, pretende agora adotar o sistema em outras culturas.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados