instituto souza cruz - Agricultura familiar em transformação

Home

Empreendedorismo que transforma

11/04/2016 - Andrea Guedes

                                   newrurais

No útimo dia 31, foi realizada a Mostra Novos Rurais de Projetos Empreendedores, que apresentou os resultados de 2015 do programa Novos Rurais , aplicado pelo Instituto Souza Cruz em parceria com o Instituto Bélgica Nova Friburgo (Ibelga), na região serrana do Rio de Janeiro. A turma contou com dez jovens egressos da instituição e oito projetos de empreendedorismo, que trouxeram novas tecnologias e inovação para as propriedades familiares da região.

+ Conheça alguns projetos empreendedores. 

+ Veja o álbum de fotos da Mostra no Facebook! 

A assessora de Projetos Sociais do Instituto Souza Cruz, Helen Janata, abriu a cerimônia apresentando os vídeos da série “A Melhor Jornada de Todas” , que tem como pano de fundo a VI Jornada Nacional do Jovem Rural, realizada em Nova Friburgo, em outubro do ano passado. Os filmes revelam a realidade de cinco jovens lideranças rurais de diferentes estados do país.

“Esses vídeos servem como inspiração para motivar vocês a seguirem com seus projetos de empreendedorismo”, destacou Helen.

Em seguida, os participantes apresentaram seus projetos empreendedores e receberam os certificados entregues pelos representantes da diretoria do Ibelga.

Na ocasião, também foram realizadas as inscrições para a quinta turma do programa, cuja formação terá início no final deste mês.

Histórico
Para fortalecer a agricultura sustentável no Rio de Janeiro, o Instituto Souza Cruz iniciou, em 2012, o programa Novos Rurais no Estado. A iniciativa conta com a parceria do programa Rio Rural , da secretaria de estado de Agricultura e Pecuária , e do Ibelga, que oferece ensino formal a jovens da região no sistema de alternâncias, envolvendo teoria e prática, a realidade agrícola e a participação das famílias no processo educativo. O programa tem sido implantado no Centro Familiar de Formação por Alternância (Ceffa) Rei Alberto I, no Ibelga, oferecendo novas habilidades e competências aos educandos e egressos do colégio, transformando-os em agentes capazes de agregar valor aos produtos e serviços da agricultura familiar.

Além do Rio de Janeiro, o programa Novos Rurais também é aplicado em outros cinco estados (RS, SC, PR, PE e CE), beneficiando anualmente aproximadamente 400 jovens rurais em todo o Brasil.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados