instituto souza cruz - Novos Rurais 2016: foi dada a largada!

Home

Empreendedorismo que transforma

19/05/2016 - Andrea Guedes

                             seminario

A Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar/Sul) , em Barracão (PR), sediou o Seminário de Formação de Educadores do programa Novos Rurais . Realizado entre os dias 11 e 13 de maio, o encontro teve como objetivo capacitar 20 educadores das 15 Casas Familiares Rurais (CFR) onde a metodologia será aplicada em 2016.

>> Veja os municípíos onde o programa Novos Rurais será aplicado este ano! 

A capacitação tem como base o livro didático Novos Rurais, elaborado pelos professores Wilson Schmidt e Valério Alécio Turnes, e pela agrônoma Thaise Costa Guzzatti. A publicação é divida em três módulos: “Novo rural como ambiente - agricultura familiar como suporte para empreendimentos de jovens rurais”; “Empreendimentos de jovens rurais, cenários, possibilidades e oportunidades” e “Jovem rural que planeja e elabora projetos: da ideia ao empreendimento”.

Além de conteúdos dos três módulos, ministrados pelos assessores de Projetos Sociais do Instituto Souza Cruz, Helen Janata e Marcos Gaspar, os educadores participaram também de uma formação em comunicação estratégica, que abordou assessoria de imprensa, engajamento e registros fotográficos.

Unidades de Referência
                               paulinho

        Ajaqis Paulo de Lira apresenta seu projeto de produção de aves de postura

O ponto alto do seminário foi a participação de três jovens egressos do programa, que receberam recurso financeiro e apoio técnico para implantar suas unidades de referência. Um deles foi Elivelton Mariani, que apresentou o status do projeto de olericultura, que desenvolveu para diversificar a propriedade da família, em Riqueza (SC). Jorge Lorenzão, por sua vez, contou como o projeto de inseminação de bovinos desenvolveu a atividade familiar de bovinocultura, em São José do Cedro (SC).

Por fim,  Ajaqis Paulo de Lira, de Frederico Westphalen (RS), apresentou o crescimento do empreendimento que desenvolveu ao participar do programa: criação de aves de postura. A família de Paulinho, como o jovem é conhecido, tem como atividade principal a bovinocultura. Para diversificar a produção, ele introduziu um galinheiro para comercialização de ovos. O novo negócio deu tão certo que, hoje, a unidade de referência divide o patamar de atividade principal com o gado.

“Meu pai também se apaixonou por criar galinhas”, contou Paulinho.

Através da parceria com a Arcafar-Sul, a previsão é de que o programa Novos Rurais forme este ano 290 jovens rurais na fase 1 e apoie a construção de 75 Unidades de Referência nos três estados do Sul do país.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados