instituto souza cruz - Relatório de Atividades 2015

Home

Empreendedorismo que transforma

22/06/2016 - Andrea Guedes

                             relatorio

O Instituto Souza Cruz acaba de lançar o Relatório de Atividades 2015 . O documento, disponível apenas online,  apresenta as ações realizadas no ano passado, bem como o balanço financeiro referente ao período.

Em 2015, o Instituto comemorou 15 anos de existência com uma trajetória repleta de conquistas no campo: a entidade já beneficiou cerca de 2,3 milhões pessoas diretamente nos 27 estados do País a partir de 25 projetos – próprios e com 240 parceiros institucionais – com foco em sustentabilidade, principalmente na agricultura familiar e na juventude rural.

A principal iniciativa do Instituto Souza Cruz é o programa Novos Rurais, lançado em 2012 e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) como uma boa prática para o desenvolvimento sustentável. Até o ano passado, a iniciativa já beneficiou 1.537 jovens em seis estados do país e alcançou a marca de 515 projetos de empreendedorismo (Unidades de Referência) apoiados técnica e financeiramente.

Ainda em 2015, os 10 anos da Rede Jovem Rural também foram coroados com o reconhecimento da Comissão Europeia, que capitaneou uma pesquisa internacional sobre os regimes de intercâmbio rural no mundo. O objetivo foi mapear as experiências existentes para desenvolver e incrementar programas similares na Europa. O estudo elegeu o Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, uma iniciativa da Rede Jovem Rural coordenada pelo Instituto Souza Cruz, como um estudo de caso. O mesmo foi apresentado na conferência "Knowledge for Young Farmers", realizada no Centro de Conferências das Nações Unidas, em Bruxelas, na Bélgica.

A VI Jornada Nacional do Jovem Rural, outra iniciativa da Rede, também teve um viés comemorativo. Sob o tema “Cultura e cidadania nos territórios rurais”, o evento reuniu cerca de 300 jovens rurais de 19 estados brasileiros em Nova Friburgo (RJ). A abertura do encontro, realizada no Centro do Rio de Janeiro, contou com autoridades como Alan Bojanic, representante no Brasil da FAO/ONU e José Octavio Fernandes, delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Os resultados aqui apresentados, no entanto, não existiriam sem as pessoas. O fundador da Souza Cruz, Albino Souza Cruz, dizia que “vocês podem olhar as máquinas, mas elas não são realmente o importante. O que faz a riqueza dessa empresa são as pessoas”. A cientista social Letícia Lemos Sampaio, responsável pela criação do Instituto, afirmou em entrevista à revista Marco Social que Albino seria hoje “um ícone do movimento de responsabilidade socioambiental. Ele era efetivamente um homem à frente de seu tempo.” Albino deixou no DNA da Companhia o compromisso de atuar no campo de forma transformadora. 

É este legado de sua mantenedora que move, diariamente, o Instituto Souza Cruz na busca incessante por uma nova e próspera realidade do campo brasileiro.

+ Leia o Relatório de Atividades online aqui.
 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados