instituto souza cruz - Identidades Rurais em Rio Novo

Home

Empreendedorismo que transforma

10/08/2016 - Da Redação

stephan
Gustavo (ao centro) e o time de fotógrafos que participou do Identidades Rurais

Criado entre Rio Novo e Juiz de Fora, em Minas Gerais, Gustavo Stephan volta às suas origens e participa da terceira edição da Festa Literária de Rio Novo , no dia 14 de agosto. Em sua passagem pelo evento, o fotógrafo apresentará o livro Identidades Rurais, resultado de uma jornada de cinco jovens fotógrafos que descobriram e vivenciaram diferentes áreas rurais do país. Junto com ele, a fotógrafa Fernanda Dias também participará do encontro, falando sobre a experiência do projeto. Patrocinado pela Souza Cruz, por meio da Lei Rouanet, e executado em parceria com o Instituto Souza Cruz e Ímã Produções e Promoções Artísticas, a publicação casa perfeitamente com o grande homenageado da festa, Guimarães Rosa, escritor mineiro e autor do famoso livro "Grande Sertão: Veredas".

Na busca dos elementos que compõem hoje o campo brasileiro, os profissionais AF Rodrigues, Fábio Teixeira, Fernanda Dias, Ratão Diniz e Valda Nogueira lançaram suas lentes para as comunidades do interior de nove estados, onde atuam importantes organizações parceiras do Instituto Souza Cruz. Com o objetivo de registrar as paisagens, as pessoas e a rica cultura regional do Brasil, cada um visitou duas localidades, permanecendo uma semana em cada uma delas. As imagens captadas revelam um meio rural que, muitas vezes, é invisível aos olhos de quem vive na cidade. A curadoria do livro ficou sob a coordenação de Stephan.

Refletindo a causa abraçada pelo Instituto Souza Cruz, o livro também celebra os 15 anos da organização, que, ao longo de sua trajetória, vem investindo na agricultura familiar brasileira por meio da formação de jovens empreendedores rurais. Suas ações já beneficiaram cerca de 2,3 milhões de pessoas, contribuindo para o fortalecimento de produtores em todos os estados do país. Além disso, o Instituto já obteve o reconhecimento de importantes organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) e a Comissão Europeia.

---

SERVIÇO
Bate-papo com Gustavo Stephan e Fernanda Dias
Data: 14 de agosto
Horário: 9h00
Local: III Festa Literária de Rio Novo

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados