instituto souza cruz - Intercâmbio com sotaque fluminense

Home

Empreendedorismo que transforma

12/09/2016 - Andrea Guedes

                                 ibel

O Rio de Janeiro é um dos estados participantes do VI Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira. Entre os dias 24 de setembro e 01 de outubro, um grupo de onze jovens rurais de diferentes localidades do país conhecerá a realidade rural da região serrana fluminense. Eles serão recebidos pelo Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga), referência estadual em Educação do Campo. Os visitantes desembarcam no Rio de Janeiro e, logo depois, seguem para os distritos de Santa Cruz, Baixada de Salinas e São Lourenço , na zona rural de Nova Friburgo.

No período de uma semana, os intercambistas participarão de atividades culturais, visitas técnicas para o aprendizado de inovações agrícolas e passeios turísticos, entre outras ações. A região serrana fluminense é o principal polo produtor de legumes e verduras do estado e abriga ainda o Parque dos Três Picos. Os participantes também pernoitarão nas casas de agricultores familiares, tendo um contato mais próximo com o dia a dia da região. No retorno para seus estados de origem, poderão adaptar esses conhecimentos às  suas realidades.

O VI Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira está proporcionando a 50 jovens do campo a oportunidade de conhecer diferentes realidades rurais. Seis estados e seis organizações não-governamentais que investem em projetos de Educação do Campo apoiam a ação. A iniciativa, dividida em cinco etapas, segue até novembro. Os estados participantes são: Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O  intercâmbio é coordenado pelo Instituto Souza Cruz, que, junto com outras cinco organizações, integra a Rede Jovem Rural, um projeto coletivo formado por seis instituições que promovem ações de cooperação e defesa conjunta da causa do jovem rural. São elas: Associação das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (ARCAFAR-SUL); Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (CEDEJOR); Instituto Souza Cruz; Movimento de Educação Promocional do Estado do Espírito Santo (MEPES); Movimento de Organização Comunitária (MOC); e Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA). Além destas, o Instituto Bélgica Nova Friburgo (Ibelga/RJ), que oferece ensino formal a jovens rurais da serra fluminense, foi convidado para integrar a iniciativa.

O Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira foi reconhecido em 2015 como um estudo de caso pela Comissão Europeia , que capitaneou uma pesquisa internacional sobre os regimes de intercâmbio direcionado a jovens rurais no mundo.

+ Acompanhe todas as novidades do Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira no blog  e na fanpage  da Rede Jovem Rural!

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados