instituto souza cruz - Novos Rurais: Resultados em 2016

Home

Empreendedorismo que transforma

15/12/2016 - Andrea Guedes


lorena

Lorena Schuenck, 18 anos, vive com a família na zona rural de Nova Friburgo (RJ). Apesar da pouca idade, já sonha em tornar-se uma referência para outros agricultores da região a partir da tecnologia inovadora que está implantando na propridade familiar: produção de alface no mulching, que consiste na cobertura do solo com um filme plástico.
Beneficiada com o recurso disponibilizado pelo programa Novos Rurais , do Instituto Souza Cruz, a jovem está introduzindo a técnica para aumentar a produção da hortaliça e, ao mesmo tempo,  reduzir a mão de obra, custos e insumos. Como poucos produtores utilizam a técnica, ela deseja ser um exemplo na comunidade.

“O Novos Rurais contribuiu muito para a minha vida, pois não é somente o investimento financeiro. O conhecimento que adquiri tem me auxiliado muito no dia a dia. No programa, aprendi não só como empreender, mas também para que e por que empreender, reduzindo os riscos de dar errado e aumentando a minha chance de ser uma empreendedora de sucesso”, vibra a moça.

A Unidade de Referência de Lorena é uma das 111 implantadas pelo programa em 2016 em seis estados (PR, SC, RS, RJ, PE e CE). São projetos de horticultura, artesanato, fruticultura, bovinocultura, captação de água, salão de beleza, entre outros,  que estão contribuindo para diversificar  e inovar a agricultura familiar brasileira.

Veja outras histórias de jovens empreendedores! 

A fase teórica do Novos Rurais envolve três módulos de formação, com conteúdos práticos voltados para produção, comercialização, empreendedorismo e elaboração de projetos. Nesta etapa, 385 jovens rurais receberam a capacitação este ano. Já na fase 2, são selecionados os educandos que recebem recursos financeiros para colocar em prática seus projetos de empreendedorismo. As 111 Unidades de Referência implantadas incrementam a renda familiar e ainda têm caráter pedagógico para as comunidades onde estão inseridas.

O programa Novos Rurais é aplicado em seis estados (PR, SC, RS, RJ, PE e CE) e abrange 45 municípios rurais. Em Pernambuco,  a metodologia é implantada em parceria com o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) . Nos três estados do Sul, o programa é implementado em aliança com as seguintes entidades: Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar-Sul)  , União das Associações dos Agricultores de Ituporanga (Uniagri)  e Escola Técnica Estadual de Canguçu (Etec) .

No Rio de Janeiro, a parceria é com o Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) e o programa Rio Rural , da secretaria de estado de Agricultura e Pecuária. Por fim, no Ceará, com a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) .

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados