instituto souza cruz - Construindo um novo rural

Home

Empreendedorismo que transforma

15/12/2016 - Andrea Guedes

De salão de beleza à produção de tomates semi-hidropônicos, são muitas as oportunidades de empreendedorismo criadas pelos jovens que participam do programa Novos Rurais na zona rural de Nova Friburgo (RJ). A iniciativa é viabilizada pela parceria entre o Instituto Souza Cruz e o Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) com o programa Rio Rural, da secretaria de estado de Agricultura e Pecuária.


Conheça alguns dos empreendimentos juvenis que estão diversificando a agricultura familiar na região serrana do Rio:


Produção de tomate em sistema semi-hidropônico
lucas


Ao participar do programa Novos Rurais, Lucas Pinheiro, 18 anos, decidiu diversificar a propriedade e agregar mais uma fonte de renda para a família com a produção de tomates no sistema semi-hidropônico, tecnologia mais sustentável do que o método convencional de plantio. “Participar do programa foi importante, pois há um investimento para que o jovem rural tenha o seu próprio negócio. Além do financiamento, são passados conhecimentos para se tornar um empreendedor e, nos dias de hoje, é difícil ter uma oportunidade desse tipo. Estou conseguindo gerar renda trabalhando na propriedade, sendo dono do próprio negócio. O Novos Rurais ajudou na construção da estufa e com cuidado poderá ficar por muito tempo”, explica Lucas.
 

Josy Unhas
josy

Aos 24 anos, Josiane Boy já está certa do seu talento para a beleza. Tanto que já atendia as clientes para manicure e pedicure na própria casa, mas com pouca estrutura. Ao ingressar no programa Novos Rurais, ela conseguiu reformar a garagem da propriedade para construir ali um salão. Agora, Josiane consegue atende um maior número de clientes e oferecer mais serviços, como design de sobrancelhas e depilação. “Novos Rurais teve grande importância em minha vida. Meu objetivo é ser uma referência na área de beleza em minha comunidade, oferecer um serviço diferenciado, atender um número maior de pessoas e oferecer conforto aos meus clientes”, assinala a jovem.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados