instituto souza cruz - Prêmio Brasil Ambiental

Home

Empreendedorismo que transforma

04/12/2017 - Andrea Guedes

aline

Aline Almeida, gerente-executiva do Instituto Souza Cruz


O programa Novos Rurais foi destaque na cerimônia de premiação do 13º Prêmio Brasil Ambiental, promovido pela Câmara de Comércio Americana com copatrocínio do Instituto Souza Cruz. O evento foi realizado no dia 30 de novembro, no Palácio do Itamaraty, e contou com painéis e debates sobre meio ambiente e sustentabilidade.

A gerente-executiva do Instituto Souza Cruz, Aline Almeida, abriu o painel “Agricultura familiar e o abastecimento das cidades” apresentando o Novos Rurais, programa que transforma jovens rurais em empreendedores através de uma formação teórica e apoio financeiro à criação de novos negócios no campo. Em seu discurso, Aline destacou os números expressivos da iniciativa em cinco anos de atuação e a sua valiosa contribuição para a sustentabilidade da agricultura familiar.

“Precisamos evoluir para um modelo de política pública de maior impacto e abrangência e também promover acesso ampliado e facilitado a crédito para esta juventude. Só com uma união de forças entre o terceiro setor e as esferas pública e privada, conseguiremos verdadeiramente transformar a realidade do campo brasileiro”, ressaltou.

Após a exibição do minidocumentário, com as histórias de jovens beneficiados pelo programa, Aline chamou ao palco os debatedores Danielle Barros, Delegada federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro, e Sebastião Rezende, secretário-executivo estadual do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Danielle pontuou a importância da agricultura familiar para a produção de alimentos no país e no Estado do Rio. “Em meio à crise do petróleo, o campo tem sido uma alternativa, uma opção de permanência. Precisamos de uma rede para fortalecer a agricultura familiar no Rio de Janeiro”, assinalou.

Sebastião afirmou que 50% dos alimentos produzidos no Estado são oriundos da agricultura familiar, segmento que também contribui de forma significativa para a sustentabilidade ambiental. “O pequeno agricultor preserva o meio ambiente, pois precisa daquela área para produzir e viver com sua família”, finalizou.

Conheça os resultados do programa Novos Rurais! 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados