instituto souza cruz - Instituto Souza Cruz lança pesquisa sobre o Novos Rurais

Home

Empreendedorismo que transforma

17/11/2017 - Guilherme Mattoso

pesq

Engana-se quem pensa que o sonho de todo jovem que mora na zona rural é se mudar para as grandes cidades. Muitos deles estão empreendendo no campo e tendo sucesso com seus novos negócios. O Instituto Souza Cruz, por meio do programa Novos Rurais , investe em jovens empreendedores que escolheram o campo como ambiente ideal para prosperar.

Pioneiro no estímulo ao empreendedorismo rural, o Instituto Souza Cruz encomendou à consultoria Move Social uma pesquisa com os jovens atendidos pelo programa, reconhecido pela FAO-ONU como uma boa prática para a sustentabilidade da agricultura familiar e que acaba de completar cinco anos. A pesquisa revela a visão desses jovens sobre as oportunidades de se empreender no campo e sobre como isso afeta suas perspectivas profissionais e suas relações sociais.

“Olhamos para questão da permanência da juventude no campo de forma profunda. Não estimulamos a permanência pura e simples, temos foco na geração de renda e na criação de negócios inovadores. A proposta é que o jovem veja o campo como um local de oportunidade”, explica a gerente de do Instituto Souza Cruz, Aline Almeida

Para representar a diversidade de empreendimentos que o Programa Novos Rurais estimula, os jovens ouvidos na pesquisa atuam com atividades agrícolas e também com negócios não-agrícolas. O resultado da pesquisa é animador e mostra que, apesar dos altos índices de evasão do campo, a juventude que é capacitada tecnicamente conseguem criar seus negócios e prosperar no ambiente rural.

Os números apontam um novo perfil de juventude rural, que enxerga o campo como um local de oportunidades (92%), o lugar que escolheu para viver (88%) e onde já encontra mais autonomia e espaço para participar da gestão dos negócios familiares (87%). Este jovem vibrante e autoconfiante é resultado de uma vontade grande de empreender aliada aos conhecimentos técnicos e apoio financeiro disponibilizado pelo Programa Novos Rurais.

Além dos dados apresentados acima, a pesquisa aponta o nível de escolaridade desses jovens, relacionamento com a família e depoimentos dos professores que participam do projeto.

Visite o site da pesquisa e conheça os resultados completos da avaliação 


Em cinco anos, o programa Novos Rurais já beneficiou mais de 3 mil jovens em 140 municípios. Foram 2.260 jovens formados, 34 escolas técnicas participantes, 746 projetos implantados, mais de 2 mil toneladas de alimentos produzidos e mais de R$ 21 milhões de geração de riqueza.

 

Conheça o programa Novos Rurais 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados