instituto souza cruz - Educadores em formação

Home

Empreendedorismo que transforma

09/04/2018 - Andrea Guedes

sem18

A histórica cidade catarinense de Itá sediou o Seminário de Educadores do programa Novos Rurais, que reuniu profissionais da Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC) e de 15 Casas Familiares Rurais dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além de representantes do Instituto Souza Cruz e da Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar/Sul), à qual as CFRs estão ligadas.

O objetivo do encontro, realizado entre os dias 3 e 5 de abril, é apresentar e detalhar os instrumentos pedagógicos que orientam a aplicação da metodologia. A base da capacitação é o livro didático Novos Rurais, elaborado pelos professores Wilson Schmidt e Valério Alécio Turnes, e pela agrônoma Thaise Costa Guzzatti.

Este ano, além de aprofundar a metodologia do Novos Rurais, foram apresentados os resultados da pesquisa do programa, realizada no ano passado, quando a iniciativa completou cinco anos de existência. A apresentação foi conduzida pela pesquisadora Elis Alquezar, da Move Social, parceira do Instituto Souza Cruz na investigação.

Outro tema trabalhado com os educadores foi a questão de gênero. A jovem empreendedora Daniela de Faveri, que participou do programa Novos Rurais em 2014, dividiu com os participantes os desafios que enfrentou por ser mulher e empresária no campo. Aos 22 anos, Daniela produz morangos semi-hidropônicos em duas estufas na propriedade da família.

“Quando tinha dúvidas e buscava assistência para o meu projeto, os técnicos recusavam-se a falar comigo. Perguntavam se havia algum homem com quem pudessem conversar para esclarecer as questões”, contou a jovem.

Após a apresentação, os educadores dividiram-se em grupos para pensar em soluções para aumentar o número de mulheres nas escolas rurais.

Finalizando o encontro, os profissionais participaram da Oficina de Ferramentas de Gestão para Empreendimentos Rurais, conduzida pelo consultor do Sebrae catarinense, Milton Tórtora, e pelos educadores Claudinei Furlan e Vilmar Rhoden, das Casas Familiares Rurais de Riqueza (SC) e Iporã do Oeste (SC), respectivamente.

Neste ano, o Novos Rurais beneficiará aproximadamente 350 alunos que estão cursando o último ano do ensino médio nas Casas Familiares participantes e na ETEC. O programa também será implementado na região serrana do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Bélgica Nova Friburgo (Ibelga).

Homenagem
Para reconhecer o trabalho desenvolvido por 15 educadores que aplicam o programa desde 2012, o Instituto Souza Cruz preparou uma homenagem a estes profissionais, que envolveu a exibição de um vídeo, no qual os alunos falam o quanto esses professores fizeram diferença na vida deles, uma placa de reconhecimento e um notebook.

Além disso, todas as escolas receberam um datahow, que servirá de apoio para a implementação do programa, que este ano traz uma novidade: todos os indicadores migraram para o sistema online, viabilizando maior agilidade e sustentabilidade ao Novos Rurais.

 

+ Saiba mais sobre o programa Novos Rurais 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados