instituto souza cruz - Formar Novos Rurais

Home

Empreendedorismo que transforma

27/09/2018 - Andrea Guedes


Formar2
Criado em 2012, com o objetivo de transformar jovens em empreendedores, o programa Novos Rurais , do Instituto Souza Cruz, completa seis anos com resultados muito positivos, conforme aponta a pesquisa de avaliação de impacto realizada pela consultoria Move Social . Um dos sucessos da metodologia deve-se a uma formação consistente, embasada em um material pedagógico qualificado, produzido pelos professores Wilson Schmidt e Valério Alécio Turnes, e pela agrônoma Thaise Costa Guzzatti.

A partir da demanda pela ampliação e alcance destes conteúdos, o Instituto Souza Cruz e os autores decidiram produzir o livro didático "Formar Novos Rurais", em parceria com a editora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (EdiUnesc) . A obra, revista e atualizada, traz instrumentos e ferramentas fundamentais para qualquer jovem que deseje empreender no campo.

"Este livro visa ampliar a formação do jovem e da jovem rurais, na perspectiva de provocar nele e nela um novo olhar sobre os municípios e territórios rurais onde vivem e de motivá-lo/la a construir instrumentos que permitam planejar bem um empreendimento econômico que seja viável, que tenha sintonia com a identidade do território do entorno, que possua caráter educativo e que possa ser reproduzido em escala maior", destacam os autores na Apresentação.

A publicação é dividida em quatro módulos. O primeiro procura reforçar a perspectiva do empreendimento do/da jovem rural em seu contexto de mundo rural em transformação, de agricultura familiar e de juventudes rurais. Oportunidades e possibilidades são trabalhadas de forma mais clara e prática no Módulo 2, especialmente a partir de uma análise da segmentação de mercados de produtos e serviços que tem origem – ou vai ter efeitos – no meio rural. A terceira parte trata de um elemento fundamental: recursos financeiros para fazer o empreendimento "decolar". Finalmente, o Módulo 4 é uma “caminhada” para elaborar projetos capazes de orientar a captação de recursos para um empreendimento de jovem rural e de apoiar a sua gestão.

O lançamento do livro "Formar Novos Rurais" será no dia 10 de outubro, às 19h, na EdiUnesc - Av. Universitária, 1105, Bairro Universitário, Criciúma (SC).

 

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados