instituto souza cruz - Aniversário do Instituto Souza Cruz

Home

Empreendedorismo que transforma

31/07/2019 - Taisa Franceschi

niver

É através de pessoas e por pessoas que o Instituto Souza Cruz está há 19 anos contribuindo para a sustentabilidade da agricultura familiar. Hoje, dia 31 de julho, data em que celebramos o aniversário do Instituto, nada melhor que mostrar as pessoas que construíram essa história e seguem inovando ano após ano.

Uma das ações tem foco no interior do Brasil - o programa Novos Rurais , que soma 140 municípios beneficiados através do apoio ao empreendedorismo rural, incentivando jovens a permanecerem e se desenvolverem no campo.

Sou Taisa de Franceschi e há poucos dias estive no município de Canguçu (RS), onde há a parceria com a Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC) , para visitar cinco projetos dos mais de 870 que receberam o incentivo do programa Novos Rurais. Fui até a casa desses alunos para escutar deles o relato de como foi fazer parte do projeto, da implementação e os resultados obtidos. No final do dia, dentro de mim era uma mistura de sentimentos: orgulho em ver os resultados, gratidão por conhecer aquelas famílias e esperança de ver o meio rural se desenvolvendo nas mãos de uma nova geração. Alegria. Empolgação. Felicidade. Emoção!

Começo falando das Leticias. Uma com um projeto de estufa para produção de mudas de hortaliças e a outra com uma pousada para turismo no meio rural - O Sitio das Ervas. Iniciativas bem diferentes, mas desafios semelhantes. A Leticia das hortaliças, com o auxílio do Novos Rurais, conseguiu mudar o negócio de toda família, o que antes se tornava tudo em despesas, hoje já e possível desfrutar do lucro. Atualmente é ela quem comanda os negócios da propriedade com a ajuda do pai.

A Leticia, do Sitio das Ervas, construiu com o auxílio do programa Novos Rurais uma pousada com plantação de ervas medicinais e fitoterápicas em canteiros construídos em forma de mandalas. A pousada também é um espaço comunitário no qual as pessoas podem ir para descansar e ficar o tempo necessário sem pagar, apenas ajudando na manutenção do lugar.

Ainda conheci o Daniel, o João Vitor e o Emerson, os meninos do time de futebol do final de semana, que foram colegas e hoje são empreendedores rurais, cada um com seu negócio, e os três apaixonados pelo campo. O Daniel, durante nossa conversa, me contou que sempre gostou do interior, mas precisava ter uma fonte de renda. Em determinado momento, chegou a pensar em ir para a cidade trabalhar, mas desenvolveu um projeto, foi contemplado pelo Novos Rurais, e assim conseguiu se manter onde gosta – no campo – e continuou estudando e investindo na propriedade de seus pais que, no futuro, será dele.

Eu pude conhecer cinco jovens, mas o trabalho do Instituto Souza Cruz e do Novos Rurais é bem maior que isso. O Instituto soma mais de 2 milhões de beneficiados, entre agricultores familiares, juventude rural, educadores do campo e comunidades rurais, além disso atua em 27 estados do Brasil, com mais de 200 parcerias institucionais, entre ministérios, organismos internacionais, governos, escolas rurais e outras ONGs.

Com uma história repleta de inovação, cooperação, respeito, diversidade, ética e transparência, o Instituto Souza Cruz segue evoluindo.

Pensando no futuro, o Instituto Souza Cruz desenvolveu o Programa Decola Jovem, que visa a formação empreendedora de jovens moradores de comunidades de alta vulnerabilidade social. Mais uma oportunidade de darmos uma solução aos desafios da desigualdade social, causa que o Instituto abraçará daqui para frente.

Aguardem as novidades!

>> Visite nossas redes e acompanhe as novidades do programa Novos Rurais

Nossa Fanpage 

Nosso Instagram 

Nosso canal no Youtube 


Foto: Jovani Puntel

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados