instituto souza cruz - Relatório de Atividades 2018

Home

Empreendedorismo que transforma

12/09/2019 - Andrea Guedes


ra20183

Em 2018, o Instituto Souza Cruz chega à sua maioridade, completando 18 anos como um dos primeiros institutos empresariais no país a buscar soluções para uma agricultura familiar próspera e sustentável. Acreditando que o caminho para esta aspiração passa, necessariamente, pelo protagonismo da juventude, a organização tem em seus alicerces metodologias inovadoras, elaboradas de forma colaborativa e capazes de gerar um impacto substancial nas comunidades rurais.

Fruto desta trajetória, o programa Novos Rurais chega aos seis anos de implementação com resultados muito positivos, apontados pela pesquisa de avaliação realizada em 2017. Mais que números, o estudo trouxe à tona inúmeras histórias de jovens e famílias transformados pela iniciativa, que associa duas fases. A primeira, com a formação em empreendedorismo e gestão, e a segunda, com capital-semente para a criação de um novo negócio.

>> Faça o download do Relatório de Atividades 2018 do Instituto Souza Cruz .

Tais resultados apontaram o diferencial da capacitação para formar, ou melhor, transformar jovens rurais em agentes do seu próprio futuro. Essa formação tem como base um conteúdo didático exclusivo para o programa Novos Rurais, concebido por professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para universalizar este conhecimento, de forma a proporcionar a mais jovens oportunidades e subsídios essenciais para empreender no meio rural brasileiro, em 2018 o Instituto Souza Cruz lançou o livro “Formar Novos Rurais”, em parceria com a editora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (EdiUnesc).

Outro motivo de orgulho e reconhecimento para o Instituto foi o convite da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD-RJ) para participar da oficina de Diagnóstico da Juventude Rural, realizado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E também integramos um grupo de trabalho sobre Juventude na Agricultura dentro do projeto Bota Na Mesa, promovido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP).

Nesta maturidade que alcançamos, ainda temos muitas perguntas e poucas certezas, mas estamos convictos de que é através da educação e do empreendedorismo que os jovens tornam-se agentes de transformação do meio rural, escolhendo o campo como o espaço de permanência, de geração de riquezas, inovação e prosperidade.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados