instituto souza cruz - Novos Rurais é destaque na I Mostra GIFE

Home

Empreendedorismo que transforma

20/09/2019 - Emanuelle Louise Bordallo Quintanilha

mostra 2

Qual a importância de iniciativas de investimento social privado no desenvolvimento do país? Com o objetivo de expor os principais projetos que impactaram a agenda pública brasileira nos últimos anos, a 1ª Mostra GIFE de Inovação Social reuniu 300 soluções transformadoras. Em exibição gratuita no Centro Cultural de São Paulo, entre os dias 10 a 17 de setembro, a Mostra exibiu as múltiplas contribuições realizadas no país. Entre elas, o Instituto Souza Cruz, que foi reconhecido pelos resultados com o programa Novos Rurais .

Segundo a coordenadora geral da Mostra, Erika Sanches, o propósito principal do evento foi divulgar o que está sendo feito na ponta através da lente da inovação. “E inovação entendida no seu sentido mais amplo, não somente aquela relacionada às novas tecnologias, mas tudo aquilo que possa ser incorporado como novos formatos para resolver desafios que temos como sociedade e que dialogam com temas diversos da agenda pública”, esclarece. Nesse sentido, o compromisso do Instituto Souza Cruz, que atua há 19 anos no campo, é um exemplo de iniciativa com um alcance que perpassa os resultados individuais.

Pioneiro no incentivo ao empreendedorismo rural, o Instituto Souza Cruz foi convidado pelo evento para apresentar o Novos Rurais na categoria Agricultura Sustentável. De acordo com Guilherme Mattoso, especialista do Instituto na exposição: “Foi uma excelente oportunidade de dar mais visibilidade ao programa como uma tecnologia social reconhecida por seu impacto positivo no campo”.

Lançado em 2017, o projeto voltado para a agricultura familiar já formou mais de 2.500 jovens em empreendedorismo e gestão. Muitos poderiam ter migrado para áreas urbanas, sem perspectivas de crescimento em suas regiões. Hoje, 88% dos que já participaram do programa declaram preferir o campo como local para viver e 87% conquistaram maior autonomia e participação nos negócios familiares. Em torno de 870 novos empreendimentos foram criados desde a sua implementação, beneficiando direta e indiretamente 3.500 pessoas. É nesse ritmo que seguiremos fazendo a diferença e ampliando iniciativas que transformam realidades.

+ Av. República do Chile, 330, Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20031-170
Tel: 21.3849.9619 | institutosouzacruz@institutosouzacruz.org.br
Instituto Souza Cruz© 2011 - Todos os Direitos Reservados